27 de abril de 2009

Atividade 7_Pesquisando sobre o Trabalho por Projetos

Após pesquisar na Internet, concluí que a síntese de um Projeto é:
“Os Projetos tem como objetivo a motivação do educando.
O aluno é conduzido e motivado pela curiosidade que o professor desperta nele.
O educando passa a ser o sujeito da ação, e o professor seu orientador.
É fundamental que toda a Escola esteja envolvida, e que o Projeto seja multidisciplinar, para que um sucesso maior seja alcançado.
Quem ensina aprende ao ensinar e vice-versa.”


PROJETO: “ENSINAR E APRENDER” Sucesso Escolar

JUSTIFICATIVA

Tendo em vista a multiciplicidade de dificuldades apresentadas por parte dos alunos do 1º ciclo e a necessidade de progressão no processo de alfabetização promovemos no contra turno um reforço escolar nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática para os alunos do 3º ano, apontando novas possibilidades para sanar as dificuldades encontradas nos anos iniciais.
OBJETIVOS
Criar uma nova via de acesso ao conhecimento, trabalhando a língua materna de forma contextualizada e significativa.
Estimular a curiosidade e o prazer em aprender, dando significado aos conteúdos.
Possibilitar a aceleração dos estudos, através de diferentes metodologias.
Oferecer um atendimento diferenciado aos alunos que apresentarem defasagem e/ou dificuldades na aprendizagem que não foram superadas durante as aulas, normais do 1º e 2º anos escolares.
Atender as necessidades dos alunos para que possam expressar-se com autonomia: lendo, compreendendo e escrevendo textos; divulgando suas impressões, seus desejos, suas necessidades; enfim conquistando sua cidadania.
Envolver os pais e familiares no desenvolvimento e acompanhamento da vida escolar e aprendizagem de seus filhos.
DESENVOLVIMENTO
O projeto será realizado durante todo o ano letivo, em horário diverso às aulas regulares, com o apoio de uma professora, com atividades diversificadas e dinâmicas utilizando jogos, livros didáticos e o Laboratório de Informática (LIED).
Após elaboração da listagem dos alunos, feita através de uma avaliação diagnóstica e a ciência dos pais, se iniciará o reforço que acontecerá num período de duas horas diárias de segunda a sexta-feira com grupos alternados de alunos.
RECURSOS
Jogos
Livros didáticos
Lied

AVALIAÇÃO
Será de forma contínua e participativa através de portifólio.
Bimestralmente , as professoras de sala de aula e reforça, farão levantamento das principais dificuldades para direcionamento das ações.

RESPONSABILIDADES
Elaborar e coordenar: Nicéia M. Ferreira
Ângela Maria de A. Batista
Participar: Professores do 3º ano escolar do 1º ciclo do Ensino Fundamental
Professora Cátia Valéria (reforço)

Nenhum comentário:

Postar um comentário