Sou uma professora dos primeiros anos do ensino Fundamental. Busco despertar a curiosidade dos alunos através de atividades que vão aumentando seu grau de complexidade para que eles se sintam desafiados a buscar mais conhecimentos por si só e, interagindo com os colegas e familiares.
Procuro interagir levando em conta seus conhecimentos que é diferenciado em cada indivíduo. Aprendo com os alunos, ouço as sugestões dos colegas e tento me adequar, pesquisando, lendo, fazendo da Internet uma forte aliada.
Faço constantes mudanças na minha maneira de ensinar, às vezes um tanto receosa, pois o novo sempre trás consigo incertezas. Mas não podemos ficar estagnados, acomodados no já conhecido, pois, o conhecimento se multiplica rápido.
Tenho como objetivo mostrar aos alunos que o conhecimento está disponível. Basta saber procurá-los. As novas tecnologias estão aí. Por que não fazer uso delas?
Não detenho todo o saber tecnológico, nem posso ter esta pretensão. Com as inovações que vão surgindo dia a dia, é comum encontrarmos alunos que já têm acesso a elas assim que chegam ao mercado. Por isso a necessidade de estarmos nos especializando,através da busca por capacitações e trocando experiências com os colegas para que o saber seja difundido, horizontal e verticalmente.
Ser professor hoje em dia é saber aliar o conhecimento que já possuímos com a ânsia pela assimilação do novo. E o contato com os alunos, ávidos, a espera de novas informações, nos impulsiona a também querer buscar mais e mais informações para que ambos sejam saciados em sua fome pelo saber.
Nenhum comentário:
Postar um comentário