20 de agosto de 2009

Atividade 2.9- Vagando pela Wikipédia e Wikicionário

Atividade_2.9

Vaguear pela Wikipédia e Wikicionário é bem interessante. Descobre-se muita informação. É um entretenimento e ao mesmo tempo um aprendizado.
É algo dinâmico. O conteúdo é bem claro e muito bem interligado.

Atividade 2.8 Pôster

Atividade_2.8

Atividade 2.7- O registro digital da experiência






O trabalho foi feito com uma turma do 5º ano escolar -502 (4ª série) e envolveu a disciplina de Ciências.

Os alunos mostraram entusiamo pela proposta. A professora da turma também se empolgou e já sugeriu outros temas e deu novas idéias para futuros trabalhos.


Terminada as pesquisas os alunos criaram textos em duplas, resumindo o que eles leram e entenderam da mátéria.


Alguns textos criados pelos alunos, após as pesquisas na Internet sobre definição, contágio, sintomas e prevenção da gripe A.


Usando o datashow ele puderam ver o blog, onde os textos seriam postados e opinar.


Abaixo veja os links de algumas das páginas das quias os alunos retiraram as informações que utilizaram no trabalho.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Gripe_suina


www.vaicomtudo.com/2009/04/gripe-sintomas.html


www.brasilescola.com/doenças/gripe-a.html, e outros.
Segundo,(palavras dos próprios alunos) pesquisar na Internet "é legal, bom, rápido e interessante".

19 de agosto de 2009

Atividade 2.6-Execução da Atividade Planejada

Iniciamos a atividade falando do que os alunos já conheciam a respeito do assunto.

Os alunos mostraram bastante interesse na execução da atividade.

Houve colaboração no uso da máquina. Alguns alunos por possuirem computadores em casa ou frequentar um Curso, ajudaram os colegas repassando seu conhecimento.

Os equipamentos funcionaram a contento.

As duplas foram montadas livremente e com isso houve um bom entrosamento entre os alunos. Os que possuiam menos conhecimento solicitavam ajuda da OT ou da dupla vizinha e com isso houve um ganho ainda maior.

Tanto o tema escolhido como o uso do laboratório envolveu os alunos. O acesso a Internet os fascina bastante.

Poder navegar por várias páginas, ler, escolher a que mais vinha de acordo com seus interesses foi bem interessante.

Poder utilizar os conhecimentos que eles adquiriram no primeiro semestre em relação ao uso do computador, do Editor de texto trouxe a eles um grande significado.

Atividade 2.5_Planejando uma Atividade com Hipertexto ou Internet

Influenza A (H1N1)

Será feito um trabalho informativo sobre a gripe A, para que os alunos conheçam as formas de contágio, prevenção e sintomas.
O trabalho será feito em duplas com os alunos do 5º ano- 502.
Os alunos irão navegar pela Internet para pesquisarem sobre o assunto para exclarecerem estas dúvidas e outras mais que tenham.

Após a montagem de um texto com as informações, criaremos os links para os textos montados e para as páginas pesquisadas.

Objetivos:
-Utilizar a Internet como fonte de pesquisa ;


-Buscar informação de forma rápida e variada (textos, fotos, vídeos).


Pré-requisitos:

-Conhecer e saber utilizar recursos básicos do word
-Saber ler bem e interpretar textos corretamente para poder fazer a seleção do material que usaremos no trabalho.

Recurso:
-Computadores com acesso a Internet
-Um datashow para os alunos acompanharem e opinarem sobre o que está sendo feito, na hora de “linkar” as páginas.
-Camêra digital

Avaliação:
-Os alunos serão observados e orientados enquanto executam atividade.
-Pelo resultado final, se o objetivo foi ou não atingido

16 de junho de 2009

Atividade 2.4 -Criando um Portifólio em hipertexto

Portifólio de Elaine Santos

Eu Elaine Santos como professor aprendiz.
Registrando minha própria reflexão.
Educação e tecnologia.
As tecnologias presentes na minha Escola.
Conhecendo uma experiência.
Olhando para uma prática do professor com o uso da tecnologia.
Pesquisei sobre trabalho por projetos.
Divulgando a pesquisa.
O que eu pesquisei e escrevi sobre hipertextos.
E o que é hipertexto segundo eu e outros autores.
Planejando uma atividade com hipertexto ou Internet.
Execução da atividade planejada.
Aqui o registro digital da experiência.
O pôster com os passos principais.
Vagando pela wikipédia e wikicionário.
Conhecendo Repositórios de Mateial Digital

15 de junho de 2009

Atividade 2.2b O que é hipertexto segundo eu e outros autores

Minha opinião
O hipertexto e hipermídia são formadas por informações interligadas umas as outras.São textos, imagens, sons que juntos nos dão com riqueza de detalhes as informações que estamos buscando.
É gratificande navegar por hipertextos, devido a grande quantidade de “informação” que conseguimos captar em pouco espaço de tempo,” informações” estas que ficam gravadas, pois, usamos três sentidos enquanto navegamos(visão, audição, tato) o que reforça o aprendizado.


Segundo a própria Wikipédia:
• Wikipédia é uma enciclopédia multilíngüe on line livre colaborativa, ou seja, escrita internacionalmente por várias pessoas comuns de diversas regiões do mundo, todas elas voluntárias. Por ser livre, entende-se que qualquer artigo dessa obra pode ser transcrito, modificado e ampliado, desde que preservados os direitos de cópia e modificações, visto que o conteúdo da Wikipédia está sob a licença GNU/FDL (ou GFDL).
O modelo wiki é uma rede de páginas web contendo as mais diversas informações, que podem ser modificadas e ampliadas por qualquer pessoa através de navegadores comuns.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia• Seu acervo virtual, como a enciclopédia mais abrangente do planeta, "compete com o da Biblioteca do Congresso norte-americano, a segunda maior do mundo, com mais de 29 milhões de livros". Wikipédia iniciou com 5,1 mil palavras, número que subiu, em janeiro de 2006 para mais de 720 milhões; o número de imagens, no mesmo mês, também é significativo: mais de 1 milhão;


• O modelo wiki tem sido usado, não somente no meio editorial, mas também no de várias empresas e instituições de ensino, por imprimir agilidade e uniformidade em projetos que demandam participações de várias pessoas. Os acompanhamentos dos debates, já que ocorrem em apenas um espaço ou documento, acontecem em tempo real, e, o que não é menos importante, impossibilita a perda de dados. Devido à facilidade proporcionada pela Internet, às vezes um projeto chega a contar com a participação, paga e/ou voluntária, em centenas de países. Tal eficiência condiz com o objetivo inicial da Internet: reunir, de forma ágil, informações provenientes de inúmeros acadêmicos presentes em universidades situadas em localidades geográficas diferentes
http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia#Caracter.C3.ADsticas_de_destaque
Hipermídia, segundo a Wikipédia:
• Segundo Laufer & Scavetta, hipermídia (ou Hipermédia em Portugal) é a reunião de várias mídias num suporte computacional, suportado por sistemas eletrônicos de comunicação. O livro Texte, Hipertexte, Hipermedia, lançado originalmente em francês, faz alusões explícitas ao criador do Hipertexto e da Hipermídia e procura não ocultar a história e os fatos. http://pt.wikipedia.org/wiki/Hiperm%C3%ADdia#Descri.C3.A7.C3.A3o